CIRURGIA BARIÁTRICA

A cirurgia bariátrica, também conhecida por gastroplastia, cirurgia da obesidade ou redução do estômago, é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo reduzir o peso corporal, indicado principalmente para indivíduos que possuem o IMC (índice de massa corporal) muito elevado.

Por mais que seu resultado principal esteja relacionado ao apelo estético, a cirurgia bariátrica busca trazer diversos benefícios à saúde tendo indicação significativa para casos de hipertensão, diabetes, dores articulares, apnéia do sono e outras doenças relacionadas à obesidade.

A ciência por trás da cirurgia bariátrica está na perda de peso pela redução na ingestão de alimentos. A redução do estômago reduz o nível de saciedade e sistematicamente faz com que o organismo se acostume com o consumo menor de calorias. O procedimento cirúrgico é bastante seguro, realizado por uma vídeo cirurgia com apenas pequenas incisões no abdome do paciente. As técnicas cirúrgicas podem variar e são sempre uma decisão do médico quanto a mais indicada em cada caso.

Indice De Massa Corporal (IMC) Medida de gordura corporal em adultos
kg
m
0.0

Um aspecto muito importante que envolve esta cirurgia é a preparação do paciente e o pós operatório. Traduzindo em outras palavras estamos falando da vontade do paciente e da sua real necessidade em realizar o procedimento, bem como da sua disposição em mudar seus hábitos alimentares e padrões de exercícios. Esta verificação e conscientização são elementos fundamentais para que o paciente tenha um resultado gratificante e duradouro.

Uma avaliação prévia com exames laboratoriais, endoscopia digestiva e ecografia abdominal são tão importantes quanto uma consulta com nutricionista e psicólogo ou médico psiquiatra. Para o bom resultado de uma gastroplastia é importante que o paciente adote uma dieta adequada de nutrientes e faça a reposição vitamínica conforme orientado pela equipe. O acompanhamento psicológico garante um equilíbrio entre mente e corpo tanto no processo de aceitação das mudanças físicas do seu corpo quanto na mudança da sua mentalidade e consciência alimentar.

Além de uma nutricionista e um médico psiquiatra a equipe do Dr Diogo Tamiozo conta ainda com um educador físico para otimizar o resultado da cirurgia desenvolvendo um acompanhamento junto aos pacientes para que adquiram hábitos mais saudáveis e pratiquem exercícios de forma correta e segura.

Para saber mais sobre a cirurgia, seus resultados e indicações, agende uma consulta com o Dr. Diogo Tamiozo e sua equipe.

Contato
Por favor preencha todos os campos! Seus dados foram enviados.