Doença do refluxo< Voltar

Ocorre quando a secreção do estômago entra na cavidade do esôfago, irritando a mucosa do órgão. Sintoma comumente chamado de azia. O refluxo pode ser momentâneo e causado por pressão no abdome (pessoas submetidas a abdominoplastia, obesidade, uso de roupa apertada) ou, em caso mais crítico, uma doença crônica que necessita de tratamentos clínicos.

 

Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

Trata-se de uma doença crônica que ocorre quando a secreção proveniente do estômago entra na cavidade esofágica e irrita a mucosa (camada interna) do órgão, ocasionando o sintoma popularmente conhecido como azia.

A DRGE é causada por uma falha no chamado esfíncter esofágico inferior e, ou, por uma abertura excessiva no hiato esofágico, também conhecido como hérnia de hiato.

O refluxo pode ocorrer de forma transitória, causada por aumento de pressão abdominal (pessoas submetidas a abdominoplastia, obesidade ou uso de roupas apertadas) ou, em casos mais críticos e frequentes, uma doença crônica que necessita de tratamentos clínicos com acompanhamentos prolongados e, inclusive, procedimentos cirúrgicos (fundoplicatura). Se não tratada adequadamente, a DRGE pode evoluir para um câncer de esôfago (adenocarcinoma).

Contato
Por favor preencha todos os campos! Seus dados foram enviados.