Hérnia< Voltar

O que é uma hérnia? Hérnia ocorre quando algum órgão ou parte dele protrui através da parede muscular ou tecido que normalmente a contem. Muitas hérnias ocorrem dentro da cavidade abdominal, outras entre envolvem o toráx e mais raramente o quadril.

As formas mais comuns de hérnias são:

Hérnia Inguinal: No homem, o canal inguinal é uma passagem para o cordão espermático e vasos testiculares. Na mulher, o canal inguinal contem o ligamento redondo que dá sustenção ao útero. Numa hérnia inguinal, tecido gorduroso ou uma parte do intestina acotovela para fora na virilha. Este é o mais comum tipo de hérnia, afeta mais homens do que mulheres.

Hérnia Femoral: Tecido gorduroso ou parte do intestino protrui para fora na altura da virilha. Hérnias femorais são menos comuns do que hérnias inguinais e afetam principalmente mulheres idosas.

Umbilical hérnia : Tecido gorduroso ou parte do intestino é empurrado para fora através de um orifício umbilical.

Hérnia Incisional: Tecidos são protraídos para fora da parede abdominal através de uma fraqueza da parede ocasionada por cirurgias anteriores.

Hérnia epigástrica: Tecido gorduroso ou intestino entra num orifício situado entre a cicatriz umbilical e o apêndice xifoide.

Atualmente as hérnias da parede abdominal são tratadas tanto por via aberta (cirurgia convencional) ou por cirurgia videolaparoscopica. As indicações da via cirúrgica variam entre os pacientes e deve ser individualizada.

Contato
Por favor preencha todos os campos! Seus dados foram enviados.